Por que dia 30 de Outubro é o Dia dos Comerciários?
Em 1908, um grande número de trabalhadores do comércio da época criou a União dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro, em que os caixeiros, como eram chamados os empregados no comércio, os escriturários, os guarda-livros e outros uniram-se contra os abusos cometidos pelos comerciantes.
A história diz que em 1932, no dia 29 de outubro, às 10 horas da manhã, um punhado de caixeiros aglomerou-se no Largo da Carioca. O volume de gente foi aumentando até chegar o pessoal do Lloyd Brasileiro, da Costeira (que eram sócios da União dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro), os Ferroviários da Central do Brasil, o pessoal da Ligth, os Bancários, os Professores e os Jornalistas, que se juntaram e marcharam para o Catete, sede do palácio do Governo Federal.
Ao chegar ao Catete o grupo de Caixeiros tinha se multiplicado em 5.000 pessoas ou mais. Getúlio Vargas então presidente da Nação os recebeu na sacada do Palácio e, naquele neste dia foi assinado o Decreto Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, que regulamentou a jornada de trabalho.
Os benefícios concedidos aos Comerciários foram estendidos a todos os trabalhadores brasileiros que passaram também a ter suas jornadas de trabalho regulamentadas nos mesmos moldes.
O decreto-lei 4.042/32, foi publicado no Diário Oficial da União em 30/10/1932, por isso 30 de outubro é o “Dia do Comerciário”.
Deixe um comentário